segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Negras Raízes (Parte II)

Alexander Murray Palmer Haley (Alex Haley)


Sem palavras...

Por mais que eu pense, escreva, edite, sei lá, por mais que eu fique aqui tentando, sei que não encontrarei as palavras certas que consigam expressar o quão maravilhosa foi a leitura de Negras Raízes...
Fica parecendo que nunca li antes, eu sei, mas não se trata disso.
É indiscutivelmente diferente quando nos deparamos com uma auto-biografia que relata de forma avoenga, coisas que muitas vezes nem paramos pra pensar, que dirá, visualizar, mas que direta ou indiretamente fazem parte do nosso passado e do passado dos nossos ancestrais.
Lendo esse livro, eu pude praticamente ‘visualizar’, sentir, experimentar, lastimar, e até mesmo odiar, uma série de fatos que eu não presenciei com o corpo, mas que durante a leitura eu de alguma forma estive lá...
Vivi a liberdade de Kunta-Kinte.
Com ele eu aprendi, ensinei, cacei, pesquei, me orgulhei, fui capturada, acorrentada, chicoteada, amordaçada, chorei, tentei fugas e mais fugas sem sucesso, me submeti (assim como ele, não completamente), amei, tive esperanças, perdi as mesmas, e senti correr em minhas vêias todo sangue negro que GRAÇAS A DEUS eu tenho e me orgulho por isso.
Só posso mais uma vez RECOMENDAR a quem por aqui passar, que leia esta obra, pois de fato, preto ou branco, de alguma forma, você também se sentirá ‘ligado’ à ela.
Muito feliz pela oportunidade de abrir novos conhecimentos sobre minha negritude.
‘É aí que os homens são irmãos’
Shakur!

°°°

Um dia, sentada no meu sofá
Viajei para outro mundo
Um mundo do lado de lá
Tão longe e tão diferente
Porém, bem lá no fundo
O luso estava presente
Que terra aquela, não sei!
Nunca mais a esquecerei.
O sol, logo sai porque não,
Brilha tão profundamente
A mãe esperança, vontade, valente.
Mas esperança, vontade, fé
Razão, quem a desmente?
Era o que tinham afinal.
Venham, todos de pé
Há que andar sempre em frente
Há que esquecer todo o mal.

Sabemos como se faz
Enfim, liberdade e paz.
(autor desconhecido)

Nenhum comentário: